Como Acelerar Seu Metabolismo: 9 Maneiras Fáceis

You are currently viewing Como Acelerar Seu Metabolismo: 9 Maneiras Fáceis

Como acelerar seu metabolismo: 9 maneiras fáceis apoiadas pela ciência

Existem várias maneiras fáceis e eficazes de acelerar seu metabolismo, muitas das quais envolvem mudanças simples em sua dieta e estilo de vida.

Como o metabolismo afeta sua saúde?

Metabolismo é um termo que descreve todas as reações químicas em seu corpo que mantêm seu corpo vivo e funcionando.

Seu metabolismo também é responsável por converter os nutrientes dos alimentos que você come em combustível. Isso fornece ao seu corpo a energia necessária para respirar, mover-se, digerir alimentos, circular o sangue e reparar tecidos e células danificados.

No entanto, a palavra “metabolismo” é frequentemente usada para descrever sua taxa metabólica basal ou o número de calorias que você queima em repouso.

Quanto maior a sua taxa metabólica, mais calorias você queima em repouso. Muitos fatores podem afetar seu metabolismo, incluindo idade, dieta, sexo, tamanho do corpo e estado de saúde.

Existem várias estratégias baseadas em evidências que podem ajudar a aumentar seu metabolismo para apoiar o controle de peso e a saúde geral.

Aqui estão 9 maneiras fáceis de aumentar seu metabolismo.

1. Coma muita proteína em todas as refeições

Comer alimentos pode aumentar temporariamente o seu metabolismo por algumas horas.

Isso é chamado de efeito térmico dos alimentos (TEF). É causado pelas calorias extras necessárias para digerir, absorver e processar os nutrientes em sua refeição.

A proteína causa o maior aumento no TEF. A proteína dietética requer 20 a 30 por cento de sua energia utilizável para ser gasta no metabolismo, em comparação com 5 a 10 por cento para carboidratos e 0 a 3 por cento para gorduras.

Comer proteína também demonstrou dar a você uma maior sensação de saciedade e evitar que você coma demais.

Comer mais proteína também pode reduzir a queda no metabolismo frequentemente associada à perda de gordura. Isso ocorre porque a proteína ajuda a prevenir a perda muscular, que é um efeito colateral comum da dieta.

2. Beba mais água

As pessoas que bebem água em vez de bebidas açucaradas costumam ter mais sucesso em perder peso e mantê-lo.

Isso ocorre porque as bebidas açucaradas contêm calorias, portanto, substituí-las por água reduz automaticamente a ingestão de calorias.

No entanto, a água potável também pode acelerar temporariamente seu metabolismo.

De acordo com uma revisão de 2013, um pequeno estudo mostrou que beber 500 mL de água aumenta o metabolismo em repouso em 30% por cerca de uma hora.

No entanto, pesquisas adicionais são necessárias para apoiar isso. Um estudo de 2015 sugeriu que a água potável pode não necessariamente aumentar o metabolismo depois de beber.

A água também pode ajudar a enchê-lo se você estiver procurando perder peso. Estudos mostram que beber água meia hora antes de comer pode ajudá-lo a comer menos.

Curiosamente, um pequeno estudo descobriu que as pessoas que beberam 500 mL de água 30 minutos antes das refeições por 12 semanas perderam quase 1,3 kg a mais do que aquelas que não o fizeram.

3. Faça um treino de alta intensidade

O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) envolve explosões rápidas e muito intensas de atividade.

Se esse tipo de exercício for seguro para você, ele pode ajudá-lo a queimar mais gordura aumentando sua taxa metabólica, mesmo depois de terminar o treino.

Acredita-se que esse efeito seja maior para o HIIT do que para outros tipos de exercício. Além disso, o HIIT também demonstrou ajudá-lo a queimar gordura.

Para começar, escolha uma modalidade, como ciclismo ou corrida, com a qual você já esteja familiarizado.

4. Levante coisas pesadas

O músculo é metabolicamente mais ativo do que a gordura. A construção muscular pode ajudar a aumentar seu metabolismo para ajudá-lo a queimar mais calorias a cada dia, mesmo em repouso.

Levantar pesos também pode ajudá-lo a reter músculos e combater a queda no metabolismo que pode ocorrer durante a perda de peso.

Além disso, de acordo com uma revisão de 58 estudos, o treinamento de resistência foi significativamente mais eficaz na redução do percentual de gordura corporal, massa total de gordura corporal e gordura da barriga em comparação com um grupo controle.

5. Levante-se mais

Ficar sentado demais pode ter efeitos negativos na sua saúde.

Isso ocorre em parte porque longos períodos sentados queimam menos calorias e podem levar ao ganho de peso.

Uma revisão de 2018 descobriu que ficar em pé ou pisar no trabalho estava associado a escores de risco cardiometabólico (RMC), peso, gordura corporal, circunferência da cintura, pressão arterial sistólica e diastólica e triglicerídeos em jejum, colesterol total/HDL e insulina em jejum.

No entanto, pisar em vez de ficar em pé resultou em maiores melhorias para diminuir a pressão arterial sistólica e a resistência à insulina.

6. Beba chá verde ou chá oolong

O chá verde e o chá oolong demonstraram aumentar o metabolismo e a queima de gordura.

Esses chás ajudam a converter parte da gordura armazenada em seu corpo em ácidos graxos livres, o que pode aumentar a queima de gordura quando combinado com exercícios.

Como são baixos em calorias, beber esses chás pode ser bom tanto para perda de peso quanto para manutenção de peso.

Acredita-se que suas propriedades de aumento do metabolismo possam ajudar a prevenir um platô de perda de peso em pessoas que estão perdendo peso devido a uma diminuição no metabolismo.

No entanto, alguns estudos mais antigos descobriram que esses chás não afetam o metabolismo. Portanto, seu efeito pode ser pequeno ou se aplicar apenas a algumas pessoas.

7. Coma alimentos picantes

As pimentas contêm capsaicina, um composto que pode aumentar seu metabolismo.

No entanto, muitas pessoas não podem tolerar essas especiarias nas doses necessárias para ter um efeito significativo.

Por exemplo, um estudo discutido em uma revisão de 2016 avaliou os efeitos da capsaicina em doses aceitáveis. Ele previu que comer pimentas queimaria cerca de 10 calorias adicionais por refeição. Ao longo de 6,5 anos, isso pode ser responsável por 0,5 kg de perda de peso para um homem de peso médio.

Sozinho, os efeitos da adição de temperos à sua comida podem ser bem pequenos. No entanto, pode levar a uma pequena vantagem quando combinado com outras estratégias de aumento do metabolismo.

8. Tenha uma boa noite de sono

A falta de sono está ligada a um grande aumento no risco de obesidade.

Isso pode ser parcialmente causado pelos efeitos negativos da privação do sono no metabolismo.

A falta de sono também foi associada ao aumento dos níveis de açúcar no sangue e à resistência à insulina, ambos associados a um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2.

Também foi demonstrado que afeta os níveis de grelina, o hormônio da fome e a leptina, um hormônio que controla a saciedade.

Isso pode explicar por que muitas pessoas privadas de sono muitas vezes sentem fome e podem ter dificuldade em perder peso quando a perda de peso é seu objetivo.

9. Beba café

Estudos mostraram que a cafeína no café pode ajudar a aumentar temporariamente o metabolismo. Como o chá verde, também pode promover a queima de gordura.

Se seu objetivo é perder peso, vários estudos descobriram que os efeitos do café no metabolismo e na queima de gordura podem contribuir para a perda e manutenção de peso bem-sucedidas.

No entanto, os efeitos da cafeína podem variar com base em vários fatores. Por exemplo, um estudo descobriu que a cafeína era mais eficaz no aumento da queima de gordura durante o exercício em indivíduos com estilo de vida menos ativo (sedentário) em comparação com atletas treinados.

Fazer pequenas mudanças no estilo de vida e incorporar essas dicas em sua rotina pode ajudar a aumentar seu metabolismo.

Ter um metabolismo mais alto pode ajudá-lo a perder peso e mantê-lo, se esse for seu objetivo, além de fornecer mais energia.

Veja também:

Spread the love

Deixe um comentário