Os 8 Melhores Substitutos Não Lácteos Para o Leite (Leite Vegetal)

You are currently viewing Os 8 Melhores Substitutos Não Lácteos Para o Leite (Leite Vegetal)

Os 9 melhores substitutos não lácteos para o leite.

O leite de vaca é considerado um alimento básico na dieta de muitas pessoas. É consumido como bebida, derramado em cereais e adicionado a smoothies, chá ou café.

Embora seja uma escolha popular para muitos, algumas pessoas não podem ou optam por não beber leite devido a preferências pessoais, restrições alimentares, alergias ou intolerâncias.

Felizmente, se você deseja evitar o leite de vaca, existem muitas alternativas não lácteas disponíveis. Este artigo lista nove dos melhores substitutos para o leite de vaca.

1. Leite de Soja

O leite de soja é feito de soja integral ou isolado de proteína de soja. Tem um sabor cremoso e suave e é o mais semelhante em nutrição ao leite de vaca. O leite de soja é frequentemente visto como controverso, embora seja improvável que beber leite de soja com moderação cause danos.

2. Leite de Amêndoas

O leite de amêndoa tem um sabor leve, doce e de nozes e é baixo em calorias, gorduras e carboidratos. No lado negativo, é pobre em proteínas e contém ácido fítico, uma substância que limita a absorção de ferro, zinco e cálcio.

3. Leite de Coco

O leite de coco tem uma consistência cremosa semelhante ao leite e um sabor doce de coco. Não contém proteína, pouco ou nenhum carboidrato e é rico em triglicerídeos de cadeia média (MCTs), um tipo de gordura saturada.

4. Leite de Aveia

O leite de aveia tem um sabor suave e doce. É rico em proteínas e fibras, mas também rico em calorias e carboidratos. O leite de aveia contém beta-glucana, que pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol e açúcar no sangue.

5. Leite de Arroz

O leite de arroz é o leite não lácteo mais hipoalergênico. É pobre em gordura e proteína, mas rico em carboidratos. O leite de arroz contém altos níveis de arsênico inorgânico, o que pode causar alguns problemas potenciais de saúde em quem consome arroz como principal fonte de alimento.

6. Leite de caju

O leite de caju tem um sabor rico e cremoso e é baixo em calorias, carboidratos e açúcar. No lado negativo, contém muito pouca proteína e pode não ser a melhor opção para aqueles com maiores necessidades de proteína.

7. Leite de Macadâmia

O leite de macadâmia é um leite relativamente novo no mercado. É feito de nozes de macadâmia e tem um sabor rico e cremoso. O leite de macadâmia é rico em gorduras monoinsaturadas e pobre em calorias e carboidratos.

8. Leite de Quinoa

O leite de quinoa tem um sabor distinto e é ligeiramente doce e de nozes. Ele contém um número moderado de calorias, proteínas e carboidratos em comparação com outros leites não lácteos. É uma boa opção para vegetarianos e veganos, pois contém proteína de alta qualidade.

O que considerar ao substituir

Com uma ampla variedade de leites não lácteos disponíveis nas prateleiras dos supermercados, pode ser difícil saber qual é o melhor para você.

Aqui estão algumas coisas importantes a serem consideradas:

  • Açúcar adicionado: o açúcar é frequentemente adicionados para realçar o sabor e a textura. Fique com variedades sem açúcar por cima aromatizados, e tente evitar marcas que listem o açúcar como um dos primeiros três ingredientes.
  • Teor de cálcio: O leite de vaca é rico em cálcio, que é vital para ossos saudáveis ​​e prevenção da osteoporose. A maioria dos leites não lácteos é enriquecida com ele, então escolha um que contenha pelo menos pelo menos 120 mg de cálcio por 3,4 onças (100 ml).
  • Vitamina B12: A vitamina B12 é encontrado naturalmente em produtos de origem animal e é essencial para um cérebro saudável e sistema imunológico. Pessoas que limitam ou evitam produtos de origem animal de seus dietas devem escolher leite que é enriquecido com B12.
  • Custo: Leites não lácteos costumam ser mais caros que o leite de vaca. Para cortar custos, tente fazer leite vegetal em casa. No entanto, uma desvantagem de fazer seu próprio leite é que não será fortificado com cálcio e vitamina B12.
  • Aditivos: Alguns não lácteos leites podem conter aditivos como carragenina e gomas vegetais para obter uma textura espessa e suave. Embora esses aditivos não sejam necessariamente insalubres, algumas pessoas preferem evitá-los.
  • Necessidades alimentares: Algumas pessoas têm alergias ou intolerâncias a certos ingredientes usados ​​em produtos à base de plantas leites, como glúten, nozes e soja. Certifique-se de verificar os rótulos se tiver
    uma alergia ou intolerância.

Veja também:

Spread the love

Deixe um comentário