Seu cérebro é o órgão mais importante do seu corpo.
Mantém o coração batendo, os pulmões respirando e todos os sistemas do corpo funcionando.
É por isso que é essencial manter seu cérebro funcionando em ótimas condições com uma dieta saudável.
Alguns alimentos têm efeitos negativos no cérebro, afetando sua memória e humor e aumentando o risco de demência.
As estimativas preveem que a demência afetará mais de 65 milhões de pessoas em todo o mundo até 2030.
Felizmente, você pode ajudar a reduzir o risco da doença cortando certos alimentos de sua dieta.
Este artigo revela os 7 piores alimentos para o seu cérebro.
1. Bebidas açucaradas
Uma alta ingestão de bebidas açucaradas pode aumentar o risco de demência. O xarope de milho rico em frutose (HFCS) pode ser especialmente prejudicial, causando inflamação cerebral e prejudicando a memória e o aprendizado. Mais estudos em humanos são necessários.
2. Carboidratos Refinados
Uma alta ingestão de carboidratos refinados com alto índice glicêmico (IG) e carga glicêmica (CG) pode prejudicar a memória e a inteligência, além de aumentar o risco de demência. Estes incluem açúcares e grãos altamente processados, como farinha branca.
3. Alimentos ricos em gorduras trans
As gorduras trans podem estar associadas à memória prejudicada e ao risco de Alzheimer, mas as evidências são variadas. Cortar completamente as gorduras trans e aumentar as gorduras insaturadas em sua dieta pode ser uma boa estratégia.
4. Alimentos altamente processados
Alimentos processados contribuem para o excesso de gordura ao redor dos órgãos, o que está associado a um declínio no tecido cerebral. Além disso, dietas de estilo ocidental podem aumentar a inflamação cerebral e prejudicar a memória, o aprendizado, a plasticidade cerebral e a barreira hematoencefálica.
5. Aspartame
O aspartame é um adoçante artificial encontrado em muitos refrigerantes e produtos sem açúcar. Tem sido associado a problemas comportamentais e cognitivos, embora no geral seja considerado um produto seguro.
6. Álcool
Embora a ingestão moderada de álcool possa ter alguns efeitos positivos na saúde, o consumo excessivo pode levar à perda de memória, alterações comportamentais e interrupção do sono. Particularmente grupos de alto risco incluem adolescentes, adultos jovens e mulheres grávidas.
7. Peixe Rico em Mercúrio
O mercúrio é um elemento neurotóxico que pode ser particularmente prejudicial ao desenvolvimento de fetos e crianças pequenas. A principal fonte na dieta são grandes peixes predadores, como tubarão e espadarte. É melhor limitar a ingestão de peixes com alto teor de mercúrio.
Sua dieta definitivamente tem um grande impacto na saúde do seu cérebro.
Padrões de dieta inflamatória que são ricos em açúcar, carboidratos refinados, gorduras não saudáveis e alimentos processados podem contribuir para prejudicar a memória e o aprendizado, além de aumentar o risco de doenças como Alzheimer e demência.
Várias outras substâncias nos alimentos também são perigosas para o cérebro.
O álcool pode causar danos maciços ao cérebro quando consumido em grandes quantidades, enquanto o mercúrio encontrado em frutos do mar pode ser neurotóxico e danificar permanentemente o cérebro em desenvolvimento.
No entanto, isso não significa que você deve evitar todos esses alimentos completamente. De fato, alguns alimentos como álcool e peixe também trazem benefícios à saúde.
Uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu cérebro é seguir uma dieta rica em alimentos integrais saudáveis e frescos.
Veja também:
- 15 Receitas saudáveis para emagrecer
- Receitas fit com cenoura – De bolos a lasanha saudáveis.
- 10 mentiras sobre emagrecimento que você sempre ouviu e te enganaram
- Como fazer bolo de banana fit