Quando você pensa que já viu de tudo, eu digo que não. Hoje vou te apresentar uma saborosa Receita de bolo de tangerina light sem açúcar e farinha, para você comer sem culpa na dieta.
Receita de bolo de tangerina light sem açúcar e farinha
Ingredientes:
- 2 tangerinas
- 250 gramas farinha de amêndoas e mais um pouco para enfarinhar a forma
- 1 colher de sopa óleo de coco e mais um pouco para untar a forma
- 1 xícara xilitol
- 5 ovos claras e gemas separadas
- 1 colher de chá fermento
- ½ pote iogurte natural (opcional)
- água
Modo de preparo:
Primeiramente coloque as tangerinas com casca em uma panela de pressão. Cubra com água, leve ao fogo e deixe pegar pressão. Após pegar pressão, deixe cozinhar por 25 minutos. Em seguida desligar o fogo, espere a panela liberar toda a pressão naturalmente, sem forçar. Só então tire a tampa, mas faça isso com muito cuidado para evitar acidentes.
Logo depois, transfira as tangerinas para uma peneira e deixe esfriar para escorrer toda a água. O processo demora, mas é importante. Desse modo, Feito isso, retire as sementes e a parte branca das tangerinas. Bata bem as frutas em um liquidificador ou triturador de alimentos. Se quiser, pode bater com a casca. Se não quiser, você pode usar a casca para decorar o bolo no final.
Logo após bater bem as tangerinas, adicione o adoçante, o iogurte, as gemas dos ovos, a farinha de amêndoas e o óleo de coco. Bata mais uma vez até ficar homogêneo. Então reserve.
Assim, separadamente, bata as claras em neve. Então, passe a mistura do liquidificador para uma tigela. Junte as claras em neve e misture delicadamente. Logo após, acrescente o fermento e misture-o lentamente na massa. Despeje a massa em uma forma untada com óleo de coco e enfarinhada com farinha de amêndoas.
Por fim, leve para assar por 45 minutos no forno preaquecido a 180º C. Fique de olho para não queimar e espete um palito para saber se está pronto. Caso o palito saia limpo, o bolo já assou! Então deixe amornar, desenforme e, se quiser, decore o bolo com raspas da casca das tangerinas.