Se você está procurando uma maneira de perder peso e mante-lo no ideal, seria difícil encontrar um método mais estudado do que uma dieta low carb.
Pesquisas sobre os efeitos do corte de carboidratos são realizadas desde o início dos anos 2000, com descobertas sugerindo que uma dieta low carb pode levar a uma maior perda de peso do que uma dieta pobre em gorduras e até aumentar seu metabolismo.
E se o seu IMC já estiver dentro de uma faixa saudável, há outros benefícios em limitar a ingestão de carboidratos, desde que você faça da maneira certa.
Por que a dieta Low Carb é tão benéfica?
“Dietas Low Carb são eficazes para perda de peso, porque, para a maioria das pessoas, comer menos carboidratos retira muita comida lixo”, disse Monali Y. Desai, MD, cardiologista de Nova York, ao site POPSUGAR. “Isso pode ajudar a reduzir o risco de doenças como diabetes, porque você está cortando alimentos pouco saudáveis e ricos em carboidratos da sua dieta, o que ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue. Mas se você substituir os carboidratos, estará cortando por alimentos ricos em gorduras não saudáveis, você pode aumentar seu risco de doença cardíaca e vascular a longo prazo “.
Para perder peso e reduzir o risco de diabetes e doenças cardíacas, coma frutas e legumes com baixo teor de carboidratos e gorduras saudáveis, como nozes, no lugar de carboidratos que você normalmente consumiria.
É difícil manter uma dieta Low Carb?
Essa é a pegadinha. Dependendo de quanto você restringe sua ingestão de carboidratos (a maioria dos especialistas recomenda entre 50 e 100 gramas de carboidratos líquidos por dia ), você pode achar difícil manter seu plano a longo prazo. “Os carboidratos são a fonte preferida de energia para nosso corpo e cérebro”, disse A POYSUGAR Alyssa Tucci Krober, MS, RDN, CDN, diretora de nutrição da Virtual Health Partners. “Isso pode dificultar com a restrição extrema de carboidratos para a maioria das pessoas”.
Depois de atingir seu objetivo, Alyssa recomenda mudar para um plano de ingestão moderada, concentrando-se em carboidratos saudáveis, como frutas, grãos integrais, feijões, legumes e vegetais ricos em amido, enquanto faz questão de comer menos grãos refinados e açúcar. Você pode recuperar um pouco de peso, mas deve manter a maior parte de sua perda de peso, e os carboidratos extras impedirão que você caia da carroça.
Como começar uma dieta Low Carb
Ambos os especialistas recomendam cortar carboidratos da sua dieta lentamente. “Têm o objetivo de mudar um alimento por semana, como cortar biscoitos ou comer brócolis no jantar, em vez de um carboidrato amiláceo”, disse Desai. “Isso é mais fácil de manter, porque você tem tempo para solucionar problemas ao longo do caminho.” A Alyssa também sugere manter um arsenal de alimentos com pouco carboidrato em sua cozinha, incluindo aipo, pepino, aspargo, pimentão, berinjela, cogumelos, tomate, abobrinha, verduras e gorduras saudáveis, incluindo abacates, nozes, óleos vegetais e sementes.
“Os alimentos cheios de proteínas, fibras e gorduras saudáveis são digeridos mais lentamente e não causam picos de açúcar no sangue rapidamente, como os carboidratos refinados”, disse Alyssa. É esse choque nos níveis de açúcar no sangue que faz você se sentir com fome e cansado depois de comer alimentos ricos em carboidratos, fazendo com que você almeje ainda mais para recuperar a energia. “Em vez disso, os nutrientes desses alimentos com baixo teor de carboidratos o manterão cheio entre as refeições, ajudando a reduzir o quanto você come em um dia em geral”, explicou ela.
Veja Também